terça-feira, 20 de outubro de 2009

Governo planeja construir central nuclear no Nordeste

Usina nuclear em Angra dos Reis
O governo brasileiro vai construir uma nova central nuclear para geração de eletricidade no eixo Salvador-Recife, que deverá entrar em operação em 2019, afirmou nesta terça-feira o presidente da empresa estatal Eletronuclear.

Em declarações a uma comissão do Congresso brasileiro, Othon Luiz Pinheiro citou ainda que, a longo prazo, a Eletronuclear prevê também a instalação de uma nova central no Sudeste do país, onde está instalada a central de Angra dos Reis, que conta com duas centrais elétricas.

A nova central no litoral irá situar-se numa cidade entre Salvador e Recife, encontrando-se ainda em estudo a localização precisa do empreendimento.

O objetivo é que possa estar em operação em 2019 mas ainda não está estabelecido um cronograma específico.

A energia nuclear "é uma fonte competitiva e abundante, porque existe bastante urânio no mundo, e com vantagens ambientais significativas, pois as emissões de carbono são mais baixas", disse Othon Luiz Pinheiro.

A nova central terá uma dimensão ainda maior do que a de Angra dos Reis, com três centrais elétricas, número que numa segunda fase poderá ser duplicado, segundo afirmou o presidente da Eletronuclear.
Agência Lusa

Nenhum comentário: