segunda-feira, 19 de outubro de 2009

11 ações insignificantes que podem salvar o planeta

Nas questões amplas das mudanças climáticas ao nível global, degradação dos ecossistemas em escala planetária e poluição, as pessoas tendem a permanecer em atitude passiva julgando que primeiro os grandes devam dar os primeiros passos. Enquanto todos permanecem neste imobilismo contemplativo bovino, o aquecimento global se apresenta como uma realidade catastrófica demais para ser ignorada.

Contudo, há muita coisa a ser feita por nós, as pessoas comuns, mais precisamente pequenas ações que sozinhas parecem representar uma gota no oceano. Assim, mesmo que as ínfimas ações aqui listadas produzam pouco estardalhaço, elas representam uma mudança de atitude com o planeta e isto é o que faz a diferença.

1- Usar as próprias sacolas retornáveis no supermercado.
Não se fie nas chamadas sacolas biodegradáveis, pois a filosofia que as anima fere o princípio da redução de consumo.

Por que as pessoas conscientes ecologicamente devem pagar pelos alienados que continuam optando pelas sacolas descartáveis? Não seria a hora dos políticos em Brasília acordarem e instituírem a Lei da Sacola Descartável Paga?

2- Não deixar a torneira aberta.
Por incrível que pareça, muita gente ainda escova os dentes, lava a louça e toma banho com a torneira aberta o tempo todo, sem falar nas donas-de-casa que varrem as calçadas com água...

3 – Parar de fumar.
O vício do cigarro é uma ação categoricamente antiecológica, já que empesta o ar das outras pessoas, suja a cidade com os rejeitos não biodegradáveis das bitucas e onera o sistema de saúde.

4- Ir a pé, de bicicleta ou de transporte público.
Quem se dispõe a renunciar de vez em quando ao comodismo do transporte individual, descobre em pouco tempo que a saúde agradece.

5- Diminuir o consumo de carne.
Mesmo que você não se converta ao vegetarianismo, pode contribuir para o planeta se engajando na campanha da Segunda sem Carne. Esta pequena atitude já faz a diferença, pois as criações de animais para abate são uma das maiores contribuidoras para o aquecimento global.

6- Separar o Lixo.
Todas as cidades deveriam ter coleta seletiva de lixo, porém, uma minoria conta com este serviço. Naquelas cidades que recolhem o lixo reciclável, poucas pessoas dispõem um pouco do seu tempo para separá-lo. Infelizmente, enquanto cada um não for responsabilizado criminalmente pelo seu próprio lixo, dependeremos de iniciativas solidárias das pessoas.

7- Racionalização dos deslocamentos e viagens.
Se pararmos para pensar, podemos chegar à conclusão de que muitas saídas de carros e viagens poderiam ser minimizadas se houvesse um planejamento decente. Portanto, evite, ou diminua as suas viagens em meios de transporte terrestre ou de avião e o planeta agradece.

8- Trocar com menos frequência as utilidades domésticas e eletro-eletrônicos.
A troca ávida de roupas, computadores, celulares, móveis e outras bugigangas, representa mais um dente na cadeia de indústrias devotadas ao consumismo compulsivo.

9- Desligar lâmpadas e eletrodomésticos quando não estão sendo usados.
O simples ato de, ao abandonar um recinto, não deixar lâmpadas e aparelhos ligados, normalmente é subestimado em seu poder de combater as mudanças climáticas. No entanto, quem consegue apagar uma simples lâmpada em nome da causa planetária, já começou a fazer a diferença.

10- Optar por ter menor número de filhos, ou não ter filhos.
Uma das grandes pressões sobre os ecossistemas é exercida pelo crescimento populacional desordenado, que exige cada vez mais espaços para se proliferar. Tenha certeza de que o mundo que você esta deixando de herança para os seus filhos será muito pior do que o seu.

11- Diminuir o consumo de bens supérfluos.
Todas as leis econômicas atuais foram constituídas levando em conta um cenário de recursos naturais infinitos. Por isso, os gestores públicos continuam falando em manter “a economia aquecida” e estimulando o hiper consumo. Porém, temos que desenvolver a consciência de que não há solução mágica para o aquecimento global, pois só a redução das emissões dos gases de efeito estufa poderá provocar efeitos benéficos a longo prazo, mas isto implicará necessariamente na redução do consumo mundial de bens.

Nenhum comentário: