quarta-feira, 8 de abril de 2009

Mulher dá a luz em calçada na Ondina

Foto:Evaristo Santana/Agência A Tarde

Na calçada da Praia de Ondina, sob um sol incandescente, a guardadora de carros Lucicleide da Anunciação Bispo deu à luz ontem, Dia Mundial da Saúde, a um menino prematuro, de cerca de um quilo.

Aos 32 anos, quatro partos – o segundo na rua –, ela nunca fez um exame pré-natal. Lucicleide começou a sentir dores na barriga ao acordar no barraco improvisado na orla marítima.

Recebeu massagens de uma colega e pensou que voltaria logo à rotina de vigiar veículos nas imediações do abrigo. Às 13h, as dores aumentaram. Ela e o companheiro, conhecido como Bozó, tentaram pegar um ônibus para ir a um hospital.

Penalizada, uma senhora se prontificou a pagar um táxi, mas o primeiro motorista que parou recusou-se a levar o casal, provocando reação dos moradores de rua, que passaram a jogar pedras nos veículos. A guardadora não resistiu e jogou-se no chão, enquanto o fisioterapeuta do Instituto de Reabilitação da Bahia (IBR) Jorge Veiga correu para pedir ajuda.

Lucicleide foi ajudada por outra grávida, médica, mas que nunca tinha feito um parto. O fez sem luvas e equipamentos, diante de vários curiosos. O menino nasceu sem pulsação e foi necessária uma massagem cardíaca para que ele sobrevivesse.
As informações são do jornal A Tarde.

Nenhum comentário: