sábado, 4 de abril de 2009

Dique do Tororó ganha telescópio para observação da lua

Quem passar pelo Dique do Tororó ou estiver praticando esporte na área, na noite de sábado (4) poderá observar a lua crescente pelo telescópio instalado no pier do Dique para observação astronômica. A iniciativa é da Associação dos Astrônomos Amadores da Bahia (AAAB), em parceria com o Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (Ufba), com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e faz parte do programa 100 Horas de Astronomia, comemorativo do Ano Internacional de Astronomia.

O telescópio ficará à disposição do público das 18 às 22 horas e as imagens serão transmitidas num telão. Além da lua, as pessoas talvez possam observar - vai depender do grau de visibilidade do céu - o planeta Saturno, com destaques para os seus anéis. O professor e astrônomo amador Alberto Silva explica que a lua crescente é a melhor fase para se observar o satélite da Terra, porque suas sombras permitem ver mais detalhes da superfície lunar.

O telescópio, propício para pesquisa científica e divulgação, foi adquirido em 2005, pelo Instituto de Física dentro do projeto Descobrindo o céu. A Associação dos Astrônomos Amadores da Bahia foi criada há 30 anos e funciona no Museu de Geologia da Bahia, no Corredor da Vitória.

Nenhum comentário: