domingo, 21 de junho de 2009

Pelo menos 11 estados abrirão concurso para cartórios até o início de 2010

Cartorário ganha conforme o volume de serviços e
arca com os custos do cartório (Foto: Reprodução/TV Globo)
CNJ determinou saída de não-concursados que assumiram após 1988. Órgão estima que 5 mil cartórios no país estejam em situação irregular.

Depois do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) regulamentar os critérios para concurso público nos cartórios de todo o país, pelo menos 11 estados abrirão, até o começo do ano que vem, processo seletivo para preenchimento de cargos.

Entre os estados que preveem concurso estão Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Roraima.

O CNJ determinou, no dia 9 de junho, que todos os responsáveis por cartórios do país que assumiram o cargo depois da Constituição de 1988 sem fazer concurso público deixem a função. A estimativa do conselho é de que 5 mil estejam nessa situação.

Quem entrou no cargo antes da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988, ganhou o que se chama de "direito adquirido" e pode ficar no cargo.

A partir da resolução do CNJ, os Tribunais de Justiça, responsáveis por controlar os serviços dos cartórios em cada unidade da federação, têm 45 dias para informar ao CNJ sua situação.

Segundo informações no G1, o processo de privatização dos cartórios no estado da Bahia deve ser concluído até o fim do ano. Em julho, um projeto de lei será enviado à Assembleia Legislativa. São 1,4 mil os cartórios do estado. Há previsão de concurso para até o fim do ano.
Fonte:G1

Um comentário:

ZÉ MIRANDA disse...

Espero que ao invés de abrirem concurso, antes, treinem e modifiquem o sistema cartorário deste Pais. Ou paga o CPF-comissão por fora, ou????


José Luiz Fraga Miranda