terça-feira, 16 de junho de 2009

Aquicultura e Pesca vai ter ministério no final de junho

Foto: Nelinho Oliveira
No dia 30 deste mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai sancionar a Lei que cria o Ministério da Aquicultura e Pesca. Foi o que garantiu o superintendente da secretária especial da Aquicultura e Pesca, Marcelino Gallo, durante a última Plenária Territorial, na manhã desta segunda-feira (15/06), em Camaçari.

O evento, que contou com a presença do prefeito Luiz Caetano, serve de preparação para a 3ª Conferência Estadual de Aquicultura e Pesca, que acontece nos dias 13, 14 e 15 de julho, na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Salvador.

Segundo o coordenador geral da União das Cooperativas de Pesca da Bahia, Ajax Tavares, na Bahia existem 85 mil pessoas cadastradas no segmento de pesca.

MINISTÉRIO
A criação do Ministério vai incrementar as políticas públicas para o desenvolvimento do setor. Dados da secretária especial da Aquicultura e Pesca apontam que mais de 800 mil pescadores, psicultores e marisqueiros são cadastrados no Brasil.

A produção de pescado no país, ultrapassa a 1 milhão de toneladas por ano, gerando aproximadamente 3,5 milhões de empregos. O PIB do setor pesqueiro chega a 5 bilhões de reais por ano.

Nos últimos três anos, houve um aumento de 15% nas vendas de pescado no Brasil. No ano de 2007, 12% do consumo interno teve origem na importação.

Participaram do encontro, profissionais da pesca dos municípios de Jandaíra, Conde, Entre Rios, Mata de São João, Lauro de Freitas e Camaçari.
Fonte:Seap

Nenhum comentário: