segunda-feira, 29 de junho de 2009

Deputado quer hino nas escolas

O deputado estadual Zé Neto (PT) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia, um Projeto de Lei (PL) que obriga os estabelecimentos de ensino do Estado a executarem semanalmente o Hino ao Dois de Julho. De acordo com o PL nº 18.017/2009, o hino deverá ser tocado às sextas-feiras e em datas comemorativas e eventos cívicos. Caso não o executem às sextas, as escolas terão liberdade para escolher outro dia da semana.

O deputado Zé Neto destacou a importância do PL na promoção da cidadania e no resgate da história do Estado. Segundo o petista, a prática de cantar o Hino ao Dois de Julho irá fortalecer o compromisso da sociedade com a Nação. "O hino é, sem dúvidas, importante na história dos baianos. Retrata com muita propriedade uma história de luta e liberdade. Assim, mais do que nunca, precisamos reintegrá-lo a nossa história com o valor que merece", afirmou.

Durante as comemorações realizadas nesta quinta-feira (25), em Cachoeira, município sede do governo baiano pelo segundo ano consecutivo, o governador Jaques Wagner indicou a Assembleia Legislativa da Bahia a adoção do Hino ao Dois de Julho, como hino oficial da Bahia.

Composto por Ladislau dos Santos Titara (com música de José dos Santos Barreto), o hino faz menção as principais batalhas que tiveram como protagonistas o povo baiano, além de proclamar a liberdade e a democracia.
(Informações da Alba)

Nenhum comentário: