segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Ilha de Itaparica - O Avanço do Mar

Fotos: Zezé Esteves


O grande desafio da humanidade no século XXI é sem duvida o enfrentamento das conseqüências do aquecimento global, que provoca mudanças no clima.De acordo com o estudo divulgado na íntegra no site do MMA (www.mma. gov.br) realizado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o aumento médio da temperatura no Brasil pode chegar a 4C acima da média verificada em 1961. A temperatura média do país chegara a 28,9C (cenário pessimista) ou 26,3C (cenário otimista) em 2100.A elevação no nível dos mares decorrente do aquecimento global poderá potencialmente afetar, até o final deste século, até 42 milhões de pessoas que habitam cidades litorâneas no Brasil.

Em determinados locais da Ilha de Itaparica, como o litoral da praia de Tairú, por exemplo (fotos), tem sido castigados por grandes ressacas que avançam destruindo as praias urbanizadas, causando danos ao patrimônio público, privado e ambiental. A faixa de areia está cada vez mais estreita. Coqueiros ameaçam cair e escadarias que antes serviam de acesso hoje estão completamente destruídas pela força do avanço do mar.

Para se ter uma idéia do fenômeno da elevação do nível dos oceanos, a cada 1 cm de elevação do nível do mar há um avanço médio de 10 m na linha de costa. O fato é que o planeta Terra já não suporta o peso do modelo econômico vigente. As crises financeiras são remediáveis, mas os desastres eco ambientais são irrecuperáveis.

Nenhum comentário: