sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Dicas de saúde para um Carnaval tranquilo


Uma boa alimentação, à base de frutas, verduras e bastante líquido, moderação no consumo de bebidas alcoólicas e manutenção da calma em qualquer situação. Estas são algumas recomendações do médico Juarez Dias, coordenador estadual de Vigilância às Emergências em Saúde Pública (Cevesp), da Secretaria da Saúde (Sesab), que também alerta para a importância do uso do preservativo como forma de evitar as doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a Aids.

Dias adverte que lavar as mãos com frequência, só comer alimentos bem cozidos, lavar bem as frutas e verduras e observar a data de validade dos alimentos são medidas necessárias para prevenir diarreias. “Caso apresente diarreia, o folião deve aumentar a ingestão de líquidos, usar reidratante oral ou soro caseiro e, se necessário, procurar uma unidade de saúde”, recomenda. A conjuntivite, outro problema que costuma ocorrer durante o Carnaval, pode também ser evitada com cuidados simples, como a lavagem das mãos.

Para que os foliões consigam aproveitar todos os dias da festa, o coordenador da Cevesp aconselha que “aproveitem os momentos de descanso e durmam o necessário para recuperar as energias”. Manter o bom humor é outra recomendação importante para evitar que ocorram acidentes ou casos de violência nos circuitos do Carnaval.
Fonte:JM

Nenhum comentário: