domingo, 21 de março de 2010

Educação e Hegemonia é tema de aula magna na UEFS

O professor da Unicamp e doutor em História Social, Edmundo Fernandes Dias, vai ministrar a Aula Magna na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na próxima segunda-feira (22), na abertura do semestre 2010.1. A aula, que terá o tema Educação e Hegemonia, começa às 8h30, no Auditório Central, campus universitário.

Dias é pesquisador da obra gramsciana, que aponta para uma reflexão em torno da questão da hegemonia, procurando analisá-la sob o ponto de vista da elaboração de uma nova civilização. Ele enfatiza que a hegemonia decorre da possibilidade que uma classe fundamental, subalterna ou dominante, tenha de elaborar sua visão de mundo que diferencie e contraponha-se às demais classes, e que assim seja capaz de estruturar o campo de lutas e determinar as frentes de intervenção articulando alianças.

Sindicalista, Dias desempenhou atividades no Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) como secretário-geral e secretário de relações internacionais. A atuação de Dias, pelo olhar de colegas professores, é caracterizada por uma postura democrática e respeitosa para com os companheiros e por dedicação competente à luta docente.

Nenhum comentário: