A ponte é só rodoviária em todos seus 12 km e terá 8 pistas, das quais 2 exclusivas para cargas. O projeto tem custo estimado em R$ 2,5 bilhões.
Já está em mãos do governador Jaques Wagner, desde o dia 26 de janeiro de 2009, um documento assinado pelo engenheiro Manoel Ribeiro Filho, diretor da Construtora OAS para a Bahia, Sergipe e Alagoas, solicitando autorização formal para efetuar, por sua conta e risco, os estudos necessários para a viabilização de um projeto que ligará a BR-324 até o ponto final da BR-242, na Ponte do Funil, que será duplicada juntamente com o trecho até Itaparica.
O sistema viário será criado a partir da Via Expressa Baía de Todos os Santos (novo Km 0 da BR-242) e que alcançará, pelo mar, a Ilha de Itaparica, daí prosseguindo pelo continente. A ponte é só rodoviária em todos seus 12 km, com 8 pistas, das quais 2 exclusivas para cargas, um vão central estaiado de 560 m e 90 m de altura, mais 2 outros estaiados adjacentes de 285 m.
O custo estimado em R$ 2,5 bilhões prevê desembolsos de R$ 600 milhões anuais, cabendo 40% ao setor privado (R$ 250 milhões), R$ 300 milhões ao governo federal e R$ 100 milhões ao governo estadual. Também poderá ser desenvolvida uma combinação de modalidades de concessão que envolveria a construção, operação e manutenção do sistema.
A Ilha de Itaparica terá um Plano Diretor Único capaz de coibir sua degradação e a especulação fundiária, com a criação e implantação de núcleos urbanos planejados, diversificados, infraestruturados, integrados ao meio ambiente, absorvendo, de forma estruturada, parte da demanda habitacional da RMS. Torna-se, assim, um novo raio de expansão e turismo, beneficiando a mobilidade urbana e o planejamento de Salvador, que terá seu ritmo de ocupação reduzido e direcionado para áreas que deverão ser, a partir da implantação deste Vetor Oeste, recuperadas, renovadas e revitalizadas, a exemplo do Comércio e Península Itapagipana.
Adianta Ribeiro que os impactos do projeto não ficarão restritos à RMS, sendo sentidos também no Baixo Sul (rumo a Itacaré-Ilhéus) com a redução das distâncias rodoviárias e ajudando a integrar a economia do Recôncavo e da RMS com a nova economia que surgirá com o Porto Sul e a Ferrovia Oeste Leste. Permitirá o acesso direto das BRs 101, 116 e 242 aos portos de Salvador, Aratu e Pólo Naval sem interferir na capital baiana. Coloca importância no escoamento de toda a produção do Oeste da Bahia por estas vias, alterando, significativamente, o Plano Nacional de Viação que terá o Km 0 da BR-242 no Porto de Salvador.
Garante ter a OAS conhecimento técnico e de gestão comprovadamente suficiente para desenvolver planos e empreender, isoladamente ou em consórcio, obras e intervenções previstas nos projetos de engenharia, transportes, mobilidade e desenvolvimento urbanos. Para isto, contará com a assessoria técnica de profissionais especializados na área de urbanismo, desenvolvimento urbano e calculo estrutural, destacando se o arquiteto e urbanista Ivan Smarcevscki (concepção geral do Projeto), Escritório da LVA - Logística de Valor Agregado (operações urbanas a partir da introdução no projeto de conceitos do chamado Novo Urbanismo) e da Enescil Engenharia de Projetos (desenho e pré-dimensionamento estrutural da ponte).
Compreenderá estudos técnicos de arquitetura, urbanismo, engenharia, jurídicos, econômicos e financeiros para modelagem adequada das PPS ou concessões, envolvendo a definição de elementos de projetos básicos que permitam sua plena caracterização, o orçamento preliminar de investimentos, as diretrizes para o licenciamento ambiental do empreendimento, o estudo de viabilidade econômico-financeira com a indicação de forma remunerada necessária ao investimento e à operação do projeto, a forma mais apropriada para contraprestação do poder público, os critérios objetivos de avaliação e desempenho do projeto.
Para a Ilha de Itaparica, sugere uma rigorosa proteção ambiental, principalmente da Contracosta, tráfego pesado em via segregada, proteção aos sítios históricos da cidade de Itaparica e do Distrito de Baiacu (parque estadual para preservar o resto de manguezais e de Mata Atlântica), criação de bairros planejados em áreas antropizadas e de um consórcio público do Estado e os municípios de Vera Cruz e Itaparica para elaborar um novo PDDU, a ser aprovado pelas respectivas Câmaras de Vereadores. Propõe a implantação de 4 núcleos (Cultura, Verde, Conexão e Bem-Estar), ocupando 24,3% da ilha, com determinados tipos e critérios de ocupações (residenciais e comerciais), campo de golfe, resorts, nova marina e um centro de excelência para a indústria naval.
Fonte:Bahia Negócios/JM
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
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5 comentários:
Essa ponte Itaparica-Salvador vai é encher os bolsos dos políticos e empreiteiros que a defendem. O governo da Bahia e a Prefeitura de Salvador, após 10 anos, não conseguem concluir a construção de um metrô de superfície de apenas 6 km.
www.democracia-fraudada.com
essa ponte vai encher os bolsos dos politicos e empreiteiros. Se olharmos p/ outro lado, a construção da ponte,vai gerar principal empregos, para quem mora em salvador,itaparica,costa do dendê,vice-versa, será de grande importancia a construção da mesma,sem falar, no escosmento da produção agricola do oeste do estado.Comentar sem ter noção é muito facil, antes de postar qualquer comentario deveriamos, nos inteirar dos projetos p/ construção da ponte salvador itaparica. o caminho e este governador.
Fico arrepiada somente em pensar na linda Ilha degradada, infestada de marginais e interligada a Salvador.
Se ele, o Governador, ama tanto assim Itaparica e quer a sua preservação, qeu melhore os sistema do ferry e estimulem a ida dos veranistas, colocando mais segurança e preservando áreas degradadas.
EU VOTEI EM WAGNER MAS NA PROXIMA ELEIÇÃO VOU ATRAS DE QUEM FOR CONTRA A PONTE.
Porque a PONTE?!!!… Um projeto abandonado e esquecido,que complementaria o sistema Ferry Boat já existente( ligação S. Joaquim SSA a Bom Despacho Ita.)e que seria a ligação do porto de Aratu ao Porto de S.Roque também através de ferry boat,e que nunca foi levado em consideração parece ser o mais obvio e o mais viável senão vejamos:este sistema seria utilizado muito mais por veículos pesados (caminhões) que não passariam pela ilha de Itaparica nem dentro da cidade de Salvador pois do porto de Arautu tomariam seu rumo tornando o percurso muito mais curto sem prejudicar a ilha e a capital pois o desvio seria antes da ponte do Funil entrando em S.Roque do Paraguassu.A cidade de Salvador e hoje uma cidade travada por congestionamentos diários principalmente por não ter tido durante muito tempo investimentos e projetos de melhoria no sistema viário e nenhum projeto de transportes de massa, o nosso sistema de transporte por onibus é um autentico DINOSSAURO.A construção dessa ponte tornaria mais ainda vulnerável o nosso caótico transito, pois se quer após quase 15anos o nosso Metrinho de apenas 6 kms que ja consumiu mais de um bi e duzentos ainda não pode dar os seus primeiros passos.A nossa ferrovia suburbana esfacelada dividida com a interdição da ponte de S.João interditada pelo MP por estar em decomposição,esta esquecida e abandonada.Além disso temos que avaliar o custo ambiental e a degradação fÍsica, social e cultural de que serão vitimas a ilha e a sua população,além do risco da favelização.(vejam o expl.de Porto Seguro uma cidade histórica degradada e transformada num Shoping a céu aberto) O sistema de Ferrys é vitima da sua péssima adm.e da falta de atitude do poder publico ao longo do tempo.Pergunta…porque então não se investir primeiro em um moderno sistema de transportes de massa com Trens Metros, VLTs,Trolebus integrados para diminuir o volume de carros em nossas ruas e avenidas e melhorar a vida da nossa cidade e da nossa população?!!! Porque insistir tanto nessa velha tecla de sempre se beneficiar o transporte RODOVIÁRIO?!!! Até quando teremos de conviver com essa odiosa cultura?!!! Não é atoa que aqui querem implantar o ASSOMBROSO BRT…Se gastaram durante quase 15 anos 1,2 bilhão no metro de 6 klms que ainda nem saiu da estação,como querem construir uma ponte SSA a ITA,gastando 1,5 bilhão?!!! Tem tudo para ser uma obra que levara décadas e muito dinheiro ira passar por baixo dela. De uma coisa eu tenho certeza…a Baia de Todos os Santos não é a Baia da Guanabara…vão quebrar a cara… ( UMA COISA É UMA GRANDE OBRA OUTRA É UMA OBRA GRANDIOSA)- www.pregopontocom.blogspot.com - veja a historia da nossa ferrovia suburbanan e regional SR7,a fundação da CNB e ferrovia de Nazare.e amais Metros Trens VLTs...
Porque a PONTE?!!!… Um projeto abandonado e esquecido,que complementaria o sistema Ferry Boat já existente( ligação S. Joaquim SSA a Bom Despacho Ita.)e que seria a ligação do porto de Aratu ao Porto de S.Roque também através de ferry boat,e que nunca foi levado em consideração parece ser o mais obvio e o mais viável senão vejamos:este sistema seria utilizado muito mais por veículos pesados (caminhões) que não passariam pela ilha de Itaparica nem dentro da cidade de Salvador pois do porto de Arautu tomariam seu rumo tornando o percurso muito mais curto sem prejudicar a ilha e a capital pois o desvio seria antes da ponte do Funil entrando em S.Roque do Paraguassu.A cidade de Salvador e hoje uma cidade travada por congestionamentos diários principalmente por não ter tido durante muito tempo investimentos e projetos de melhoria no sistema viário e nenhum projeto de transportes de massa, o nosso sistema de transporte por onibus é um autentico DINOSSAURO.A construção dessa ponte tornaria mais ainda vulnerável o nosso caótico transito, pois se quer após quase 15anos o nosso Metrinho de apenas 6 kms que ja consumiu mais de um bi e duzentos ainda não pode dar os seus primeiros passos.A nossa ferrovia suburbana esfacelada dividida com a interdição da ponte de S.João interditada pelo MP por estar em decomposição,esta esquecida e abandonada.Além disso temos que avaliar o custo ambiental e a degradação fÍsica, social e cultural de que serão vitimas a ilha e a sua população,além do risco da favelização.(vejam o expl.de Porto Seguro uma cidade histórica degradada e transformada num Shoping a céu aberto) O sistema de Ferrys é vitima da sua péssima adm.e da falta de atitude do poder publico ao longo do tempo.Pergunta…porque então não se investir primeiro em um moderno sistema de transportes de massa com Trens Metros, VLTs,Trolebus integrados para diminuir o volume de carros em nossas ruas e avenidas e melhorar a vida da nossa cidade e da nossa população?!!! Porque insistir tanto nessa velha tecla de sempre se beneficiar o transporte RODOVIÁRIO?!!! Até quando teremos de conviver com essa odiosa cultura?!!! Não é atoa que aqui querem implantar o ASSOMBROSO BRT…Se gastaram durante quase 15 anos 1,2 bilhão no metro de 6 klms que ainda nem saiu da estação,como querem construir uma ponte SSA a ITA,gastando 1,5 bilhão?!!! Tem tudo para ser uma obra que levara décadas e muito dinheiro ira passar por baixo dela. De uma coisa eu tenho certeza…a Baia de Todos os Santos não é a Baia da Guanabara…vão quebrar a cara… ( UMA COISA É UMA GRANDE OBRA OUTRA É UMA OBRA GRANDIOSA)- www.pregopontocom.blogspot.com - veja a historia da nossa ferrovia suburbanan e regional SR7,a fundação da CNB e ferrovia de Nazare.e amais Metros Trens VLTs...
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