domingo, 27 de dezembro de 2009

Cidade cearense cria o Bolsa Bode

Tejuçuoca, semiárido do Ceará, tem o Bolsa Bode

A prefeitura da cidade de Tejuçuoca, semiárido do Ceará criou um programa, no mínimo, inusitado: Trata-se do Bolsa Bode. A cidade, que é conhecida como "capital estadual do bode", apresentou no último dia 10 os vinte jovens que irão participar do programa. Metade do grupo ganha dez cabras e outra metade, dez ovelhas.

Um auxílio mensal de R$ 100 ajudará a cobrir gastos com vacinas e ração, por exemplo. Os jovens passarão por oficinas para aprender a criar os animais, e a prefeitura promete comprar a carne e o leite produzidos. “Tenho recebido elogios dos colegas prefeitos, de órgãos de governo. A questão do Bolsa Bode criou um marketing né? Mas o essencial do projeto é a geração de renda, de inclusão social. Não recebi nenhuma crítica até agora, só muitos parabéns e elogios”, conta o prefeito da cidade, Edilardo Eufrásio (PSDB), que está no segundo mandato e avisa que não pretende se candidatar a outro cargo nas eleições do ano que vem.

O bode é o xodó da cidade de 15 mil habitantes. Em muitas famílias, conta o prefeito, ele é considerado animal de estimação, alimentado com mamadeira e criado dentro de casa. O animal também dá nome a um festival realizado todos os anos, o Tejubode.

Nenhum comentário: