terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Professor de cursinho contesta duas questões de português do Enem 2009


Duas questões de português do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 foram contestadas por um professor de português do curso e colégio Objetivo. Segundo Francisco Achcar, dois testes apresentariam respostas oficiais incorretas.

O primeiro deles seria o de número 107, da prova amarela. "A alternativa que está no gabarito é a 'B'. Ela fala em embalagem reciclada, o que não é mencionado no texto", afirma. De acordo com o docente, isso torna a afirmativa incorreta. Em sua opinião, a alternativa 'C' estaria mais adequada, pois o texto 1, do enunciado da pergunta, não fala em defeitos do plástico.

O segundo teste questionado por Achcar é o de número 117, da prova amarela. Para o professor, tanto a alternativa "A", quanto a "D" estariam corretas. O gabarito oficial traz apenas a segunda como resposta oficial.

A coordenadora de português do Etapa, Célia Passoni, discorda de Achcar nas duas ponderações. Sua opinião é que o gabarito oficial está correto nos dois casos. No primeiro caso, a docente afirma que a alternativa "B" é a correta, pois a "C" faz uma ressalva ao uso do plástico. No teste 117, Célia não acredita haver oposição semântica no poema.

A docente faz ainda uma crítica à prova. "Foram textos muito longos e não haveria necessidade de tanto. A prova foi uma repetição de gêneros textuais. Podiam ter feito 20 questões e o estudante teria mais tempo para fazer uma redação um pouco mais pensada", avalia.

Segundo a professora, os problemas no gabarito também foram prejudiciais à imagem da prova. "É uma irresponsabilidade perante um grupo muito grande de pessoas [os mais de 2,6 milhões que fizeram o exame]."
Fonte:UOL

Nenhum comentário: