segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Cerca de 15 mil notas falsas circulam na Bahia

Cerca de 15 mil notas falsas circulam na Bahia
Cerca de 15 mil notas falsas circulam na Bahia

Com os recursos do 13º salário em circulação, cresce a possibilidade de uma cédula falsificada passar por suas mãos. Das 251 mil cédulas falsificadas apreendidas de janeiro a agosto deste ano no Brasil, 15.244 circulavam na Bahia, conforme dados do Banco Central. As notas de R$ 50 representam 59% das notas falsificadas apreendidas.

Fique atento aos itens de segurança contidos nas notas e que ajudam a identificar quando uma nota de dinheiro é falsa.

“A primeira característica que deve ser observada é a textura do papel. A falsificada é mais áspera que o a do papel comum”, afirma o assessor da Gerência Técnica do Meio Circulante do Banco Central em Salvador, Renato Medrado.

Renato explica que a marca d’água (figuras da República sombreadas) é outra característica que merece a atenção do cidadão, pois a maioria das cédulas falsas que chegam ao Banco Central não possuem esse item.

A presença das letras BC (Banco Central) na mesma faixa onde é possível ler “Reais” é outro indicativo de que a cédula é verdadeira, bem como a faixa holográfica (fita brilhante) existente apenas nas notas de R$ 20. Notas verdadeiras apresentam, ainda, partes em alto-relevo e, quando colocadas na direção da luz, aparece a imagem de uma estrela do mesmo tamanho em ambos os lados da cédula.

Fabricação e circulação - A falsificação da moeda é crime previsto no Artigo 289 do Código Penal e estabelece pena de três a 12 anos de reclusão. “A legislação também prevê reclusão de dois a seis anos para quem tentar colocar uma nota falsa em circulação, mesmo não sendo o falsário (pessoa que fabrica)”, completa Renato Medrado. O assessor orienta as pessoas que estiverem em dúvida quanto à autenticidade da cédula ou, porventura, estiverem de posse de uma falsa a procurarem o Banco Central.Fonte:A Tarde

Nenhum comentário: