A taxa de desemprego caiu para 14,1% no mês de setembro em seis regiões metropolitanas brasileiras, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Fundação Seade. O valor é o menor registrado para o mês desde o início da pesquisa em 1998.
Com relação a agosto deste ano, que registrou taxa de 14,5%, a queda foi de 2,8%, enquanto desde o início de 2008 a variação foi de 0,7%. Já no período de 12 meses, a diminuição no nível de desemprego ficou em 9%, que corresponde a 1,4 ponto percentual. Foram pesquisadas as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Distrito Federal.
No total, o número de desempregados foi estimado pelo levantamento em 2,839 milhões de pessoas - 72 mil a menos do que no mês anterior. A queda da taxa foi verificada na maioria das regiões pesquisados, sendo que apenas Porto Alegre e Distrito Federal apresentaram relativa estabilidade.
Em São Paulo, a pesquisa apontou redução do desemprego de 14,0%, em agosto, para 13,5% em setembro - "comportamento usual para o período", segundo a entidade. A porcentagem levantada pelo estudo é a menor para setembro desde 1996. No mês da análise, o nível de ocupação cresceu 0,8%. Foram criados 139 mil postos de trabalho, número que superou o de pessoas que ingressaram no mercado (58 mil). O total de ocupados foi estimado pelas entidades em 17,347 milhões de pessoas e a população economicamente ativa, em 20,186 milhões.
Fonte: Fsonline
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário