terça-feira, 28 de junho de 2011

PARTE III - Zico Senna e a Fórmula 1

Foto: Zezé Esteves


Zico Senna é daquelas figurinhas carimbadas em dia de Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Há 16 anos, ele deixa Feira de Santana-BA com sua bicicleta abarrotada de enfeites rumo aos portões de Interlagos. Quem assiste pela TV transmissões de corridas de Fórmula 1 (F1) que acontecem em Interlagos, pode já ter testemunhado entrevistas do Asne Mamede, ou melhor do Zico Senna, comentando sobre as corridas.

Uma dessas história ele conta cheio de entusiasmo e diz ter iniciado quando despachou sua bicicleta numa transportadora e partiu de ônibus de Feira de Santana com destino a São Paulo. Sua intenção era homenagear Viviane Senna (irmã de Ayrton Senna) e Irmã Dulce, pedalando de Aparecida do Norte a Interlagos, onde chegou sete dias depois. “Depois de pedalar 240 quilômetros, consegui conversar com Viviane Senna por quinze minutos”, comenta. O contato entre os dois foi intermediado pela equipe da Rede Globo que depois de encontrá-lo instalado na entrada de Interlagos, o entrevistou e o convidou para assistir à corrida e conhecer os bastidores dos boxes de F1.

Segundo ele, conheceu pilotos famosos como Rubinho, Schumaker e outros. “Schumaker tentou montar minha bicicleta e não conseguiu. Pena que lá dentro não é permitido fotografar os pilotos e os seguranças não tiram os olhos da gente”, conta.

O jogador Zico exerce sobre Asne algo mais que simples admiração. É como se ele desejasse ter sido o próprio Zico. O lado paterno, o Zico profissional, as virtudes pessoais do jogador são constantemente ressaltadas por Asne. Para ele, não tem defeitos, só virtudes. Mas, questionado sobre quem ele tem mais admiração, se o jogador Zico ou se o piloto Ayrton Senna, ele responde sem hesitar: “O Senna que mais admiro não é o Senna piloto e sim o Senna que criou a fundação para menores carentes. Este sim era um homem de grande coração “, conclui.

Não se sabe ao certo como as diversas facetas da personalidade se misturam no pensamento de Zico Senna, mas ele conta que o piloto Alan Hellmeister, Bi Campeão 2002 de IC Sudan de Kart, durante sua visita a Interlagos, lhe deu carona no seu carro particular, o hospedou por oito dias num dos postos de gasolina da família e manteve alguns contatos com ele. Diz ainda ser reconhecido por Galvão Bueno e Kleber Machado, comentaristas de esportes da Rede Globo.

Para suas aventuras Zico Senna já contou ou conta com patrocínios como de Paulo Carneiro, quando presidente do Esporte Clube Vitória que lhe fornecia as roupas “do Ayrton Senna”, do empresário Newton Torres, da empresa de ônibus Novo Horizonte onde trabalhara, de Boy Som e outras pessoas da comunidade que admiram seu esforço.

Foto: Julyana Travaglia - GloboEsporte.Com

Nenhum comentário: