terça-feira, 10 de agosto de 2010

Novo documento de identidade deve circular ainda neste ano

Até o final do ano, de 100 mil a 200 mil Registros de Identidade Civil (RIC) devem ser emitidos. As novas carteiras terão um chip e dispensarão os outros documentos. O comitê responsável pela emissão dos novos documentos foi definido na última quinta-feira, mas o INI (Instituto Nacional de Identificação) não tem a data exata de quando o documento começará a ser distribuído, de acordo com informação da Agência Brasil.

O novo Registro de Identificação Civil foi regulamentado em maio, com a publicação do Decreto 7.166, assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O novo sistema reunirá os números de todos os documentos de registro dos cidadãos, como CPF, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação e título de eleitor - além do Registro Geral.

Eficácia - O RIC contará com dispositivos para impedir a falsificação. Além disso, um banco de dados único com as digitais dos brasileiros deverá ser criado e poderá ser utilizado pelos órgãos de segurança dos Estados e dos municípios. Dos 26 estados brasileiros, 19 já estão conveniados e outros cinco manifestaram o interesse de se credenciar.

Nenhum comentário: