quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Alunos do Colégio Estadual Régis Bittencourt lançam livro de poesias e vídeo documentário


Com autógrafos e jeito de escritores já famosos, os alunos da 3ª e 4ª séries (4º e 5º anos) do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Régis Bittencourt, lançaram nessa terça (10), um livro com suas poesias resultantes do Projeto Literário “O Mundo que temos, o mundo que queremos”. O projeto objetiva incentivar a leitura e a escrita como prática significativa dos sujeitos possibilitando sua reflexão sobre o mundo.

Segundo a diretora Maria Luiza Conceição, no livro os alunos externam suas idéias através da linguagem poética a respeito da preservação ambiental e de como nós, cidadãos, podemos tornar nosso habitat como um lugar sustentável.“Muitas poesias retratam o próprio meio ambiente onde vivem os alunos da escola, principalmente na comunidade de Três Riachos”, complementa a vice-diretora Úrsula Cunha, uma das envolvidas no projeto juntamente com as professoras Regina Rosa, Flaviane e Neuza.

“Não consigo ver a escola ausente das questões sociais. E esta escola é um sustentáculo neste sentido”, ressaltou o titular da Diretoria Regional da Educação de Feira de Santana Direc02, Eutímio Almeida, que esteve presente ao evento acompanhado por Beldes Ramos, da Coordenadoria de Organização e Atendimento da Rede Escolar-Coare.

Meios digitais
Visando suscitar o debate sobre a função social da leitura e da escrita, também nos meios digitais, cinco alunos da 5ª e 7ª séries (foto ao lado) com ajuda dos professores da escola, também produziram um vídeo documentário com pouco mais de dois minutos de duração, que na oportunidade foi apresentado aos presentes, dentre eles o diretor do Departamento Municipal de Educação Ambiental, Horácio Amorim.

Corpo docente
No vídeo, moradores e pescadores entrevistados falam do prejuízo causado pela poluição na comunidade de Três Riachos, localizada à margem da Br 116, em Feira de Santana, principalmente nos riachos ali existentes, onde a pesca de camarões já foi uma das principais atividades econômicas no local.

Os projetos da escola da Régis Bittencout serão apresentados pela vice-diretora Úrsula Cunha (foto à direita) na Universidade Federal do Piauí durante a XXIII Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, de 06 a 09 de setembro deste, e na Universidade Federal de Pernambuco no 3º Simpósio de Hipertexto e Tecnologias na Educação, nos dias 02 e 03 de dezembro próximo.

Assista aqui ao vídeo.

Nenhum comentário: