sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Uma mulher na presidência


Por: Joseana Almeida-Jornalista

É explícito que muita gente ainda não se conformou em ter uma mulher dirigindo o destino do país. Principalmente aqueles que acintosamente disseminam intolerância e preconceito, sem falar nos dissimulados, nos que torcem o nariz como se fossem a verdade e a justiça, e os que se acham donos do poder. O pressuposto é que eles não perdoam o fato de terem sido preteridos. Além do mais, usa como precedente o anacronismo, prevalecendo-se de idéias recheadas de revanchismo, estimuladas pela questão do gênero, sincronizada pela trajetória política da presidenta e pelo estilo de tratar a coisa pública.

No entanto, o que eles não consideram é que foi a vontade soberana do povo que consagrou Dilma Rousseff, a primeira mulher presidenta do Brasil. O povo a elege por acreditar na força da mulher, atraído pela ânsia de igualdade e justiça, tendo como fundamento o princípio que impulsiona a consciência de cada cidadão, o livre arbítrio de opinião. Isso significa que a vitória da presidenta é fruto do avanço de conquistas do processo democrático. Inegavelmente, ela fará um governo consolidado na justiça, no respeito aos direitos humanos, investindo sempre nos anseios do povo e agindo sem mágoas e ressentimentos.

Entretanto, seu grande desafio será priorizar direitos essenciais como: educação, saúde, segurança pública e erradicação da miséria. Paralelo a isso, um circulo vicioso, espécie de cancro sistêmico que fere a dignidade do povo brasileiro precisa ser extirpado: os escândalos, a malversação do dinheiro público, corrupção. Mas a presidenta reitera com firmeza sua responsabilidade “não haverá compromisso com o erro, com o desvio e o malfeito”. Todavia, ainda existem os conflitos, os jogos de interesses, e nesse sentido ela ressalta: “é o embate civilizado que move as democracias”.

Diferentemente do que dizem, a presidenta enfrentará esta missão com austeridade, habilidade, firmeza, e com a sabedoria de quem conhece o desafio. Em resumo: é na essência desse cenário que Dilma Rousseff é a presidenta de todos os brasileiros.

Nenhum comentário: