quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Lula: o Operário Presidente

Por: Joseana Almeida
Jornalista


Não muito distante, um operário sonhou e arquitetou que ia fazer do seu país, uma nação solidária e soberana, à medida que trilhava pelo caminho de fazer justiça social, o sonho fluía de forma persistente, objetivando o extermínio da segregação social pela vontade de fazer prevalecer o respeito aos direitos humanos. Em função disso, Luiz Inácio da Silva o Lula, foi protagonista de uma história real: a do operário que foi presidente do seu país, fortalecido por um povo ávido por dignidade e respeito, por um Brasil mais justo. Nessa sincronia, ele foi um mestre! Falou de democracia, enfatizou o respeito à diversidade cultural, atravessou fronteiras buscando paz e a união entre os povos, e foi mais além: priorizou as políticas de inclusão social e o combate à fome e à miséria. Foi um presidente autêntico, tratou a coisa pública como um bem comum, em nenhum momento do seu governo teve medo de conversar com os cidadãos. Quebrou protocolos, discursou de improviso, fez uma verdadeira revolução para mostrar que quando se tem um objetivo em prol da coletividade é possível concretizá-lo, investindo em educação, políticas públicas e sociais.

Venceu desafios e enfrentou preconceitos, mas atacou com lisura aqueles que o subestimavam pelo fato de ser operário sem cultura para dirigir o destino de um país da dimensão do Brasil, e aos que torciam para que seu governo fosse um caos. Desarticulou forças retrógradas que tentavam desqualificar seu governo com o intuito de colocar o povo contra ele. Deu ênfase ao agir comunicativo, estabelecendo regras sem desprender-se do coração e da razão. Melhorou a vida de milhões de brasileiros que viviam na miséria. E com veemência, mostrou para o mundo que um operário podia conduzir sua nação sem ódio, com sentimentos reais, sem trair seu ideal nem beneficiar uma minoria em detrimento aos interesses do povo.

Foi o presidente que fez a diferença pela sua história de vida, pela singularidade da sua origem, pelo seu espírito libertário, pelo desejo de ver um Brasil igualitário. Lula faz a diferença porque tem a consciência tranqüila do dever cumprido de que governou para todos sem distinção. Porque a sua história de vida foi alicerçada junto aos trabalhadores, com o povo, numa procissão de fé e esperança, clamando justiça e igualdade de direitos. Foi o presidente de maior aprovação popular, porque trabalhou movido pela sede de justiça, pelos anseios do povo, porque não perdeu a essência do sentimento de brasilidade nata, de nordestino que ama sua terra, e o afeto que sente pelo povo. Lula representou para o povo a esperança, a retomada de valores que dignificam o homem. E com a sinceridade que lhe é peculiar declarou: “Vivi no coração do povo e nele quero continuar vivendo até o último dos meus dias”.

Nenhum comentário: